Antes dominadas pelos clubes de BH, Coimbra quebra a hegemonia e, ano após ano, vem fazendo boas campanhas nas competições estaduais de base
Os Campeonatos Mineiros das categorias juniores, juvenil e infantil vão chegando a sua reta decisiva e uma coincidência destaca o bom trabalho de duas equipes: o Cruzeiro e o Coimbra FC Porto. Nas duas tabelas de classificação para a fase final – os Estaduais Sub-17 e Sub-15 tem uma tabela de classificação conjunta – o time da capital mineira aparece na liderança e o Grande Time de Contagem na segunda colocação.
No Estadual Sub-20, as equipes estão com 19 pontos, com o Cruzeiro em primeiro na classificação geral pelo saldo de gols (9 a 6). Para os dois times, falta uma rodada para o fim da primeira fase e a disputa da liderança está em aberto. No sábado, (09/08), às 10h, o Coimbra encara o Atlético-MG, em Contagem, e o Cruzeiro joga no mesmo dia e horário contra o Itabirito, em Belo Horizonte. Com 17 pontos, mas um jogo a menos, o Atlético-MG também está na disputa pelo topo da tabela.

Já o Campeonato Mineiro Sub-17/Sub-15, que é disputado em rodadas duplas, está na 11ª rodada. Ainda faltam quatro rodadas para o fim da primeira fase. Neste momento, o Cruzeiro lidera a classificação conjunta das competições com 52 pontos. Na vice-liderança aparece o Coimbra com 46.
“A prioridade na base para nós sempre será formar atletas e a disputa de competições é uma parte deste processo. Ainda não ganhamos nada, mas os números falam por si. O Coimbra briga de igual para igual com três gigantes do futebol brasileiro como o Cruzeiro, que vive grande momento na base e no profissional, o Atlético-MG e o América-MG, dono de uma das categorias de base mais fortes do país”, destaca Sandro Queiroz, gerente de futebol do Clube.
Campanhas e parceria com o FC Porto
Vice-campeão mineiro Sub-17 no ano passado, e vice-campeão mineiro Sub-20 em 2023, o Coimbra assinou em fevereiro deste ano, em Portugal, um acordo de cooperação técnica com o FC Porto. O gigante europeu apoia o Clube tanto nas operações de futebol de base e profissional como em questões administrativas.