Equipes agora vão encarar o Hexagonal Final em busca dos títulos e do acesso à elite do Estadual das duas categorias
Em pouco tempo de criação das categorias Sub-17 e Sub-15, em parceria com o Benfica, o Coimbra Sports já começa a colher bons frutos. Logo no seu primeiro desafio, o Grande Time de Contagem ficou em primeiro lugar geral na fase de classificação do Módulo II do Campeonato Mineiro Sub-17/Sub-15, que terminou no último sábado, (01º/10). Agora, o Coimbra/Benfica disputará o Hexagonal Final com outras cinco equipes, em busca dos títulos e do acesso ao Módulo I das categorias em 2023. Esta fase da competição será jogada em turno único, todos jogando contra todos. Os que fizerem mais pontos garantem os títulos do Sub-17 e do Sub-15. Para garantir o acesso, valerá a pontuação somada de ambas as categorias. Os dois clubes que tiverem mais pontos sobem para a primeira divisão. Além da Águia Metropolitana, classificaram-se: Formiga, Essube, América-TO, XV de Novembro e Siderúrgica. A primeira rodada do Hexagonal Final está marcada já para o próximo sábado, (08/10). Em Contagem, o Coimbra/Benfica encara o Essube. Às 9h, pela categoria Sub-15, e às 11h, pelo Sub-17.
O Coimbra/Benfica Sub-17/Sub-15 terminou a primeira fase da competição na liderança com 44 pontos e 81% de aproveitamento. Em 18 jogos, foram 14 vitórias, dois empates e duas derrota. A equipe teve o melhor ataque e a melhor defesa da competição até aqui com 44 gols marcados e apenas seis sofridos. Para o coordenador técnico do Coimbra/Benfica Alfredo Almeida as estatísticas são positivas até aqui, mas agora uma nova fase na competição se inicia. “Podemos fazer uma análise qualitativa e quantitativa dos números. Claro, eles são bons para nós, mas se analisarmos friamente não vencemos nada ainda. Futebol é momento e agora temos cinco semanas de disputa do Hexagonal Final para chegarmos no dia 6 de novembro com todos os nossos objetivos concluídos. Aí sim seria coroado todo um trabalho que começou em novembro de 2021 com o início da parceria entre Benfica e Coimbra”, afirma.
Capitão e lateral-direito da equipe Sub-17, Victor Hutter, de 17 anos, acredita que o time teve um bom salto de evolução e chega no Hexagonal Final bem preparado. “Do primeiro jogo para cá, o time vem evoluindo bastante, ganhando experiência e entrosamento. Agora no Hexagonal Final cada jogo é uma final e estamos prontos para conquistarmos os nossos objetivos que é o título e o acesso ao Módulo I”, disse. Para o capitão e atacante do time Sub-15, João Lana, de 15 anos, a união do elenco foi fundamental para o bom futebol apresentado. “Desempenhamos um bom papel até aqui. O time todo conversa muito, todos querem ajudar e isso foi fundamental para a conquista da primeira colocação na fase de classificação. Agora é continuar o trabalho e manter o foco no Hexagonal Final”, pontua.
Visita de comitiva do Benfica
O Coimbra Sports recebeu nesta última semana uma comitiva do Benfica que veio acompanhar a última rodada da primeira fase do Módulo II do Campeonato Mineiro Sub-17/Sub/15 e também a evolução das obras de expansão do Centro de Treinamento Flávio Pentagna Guimarães. Com o início das atividades das categorias Sub-17 e Sub-15 em 2022, foi iniciada também a construção de novos espaços e campos com o objetivo de atender ainda melhor todas as categorias do Clube. Estiveram no CT, Davide Gomes, coordenador técnico de Projetos Internacionais, e Miguel Reis, coordenador da Rede de Projetos Internacionais.
“Em pouco tempo vejo que houve um grande avanço nas obras de expansão com a entrega dos escritórios que atendem aos treinadores e também aos analistas do Departamento de Análise e Observação (DAO). Grande satisfação também de ver o belo trabalho feito até aqui com as categorias Sub-17 e Sub-15. Duas categorias criadas do zero e que já começam a dar resultados positivos como o da primeira colocação da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Todos estão de parabéns. E agora é continuar trabalhando, pois queremos o acesso ao Módulo I e também conquistar os títulos, tanto no Sub-17 quanto no Sub-15”, ressalta Davide Gomes. Para Miguel Reis, que acompanha diariamente, de forma remota, em Portugal, o trabalho feito em Contagem, ver as partidas in loco dos atletas teve um gosto todo especial: “Muito emocionante ver presencialmente os garotos do Coimbra/Benfica ganhando as partidas e terminando em primeiro lugar a fase de classificação do Estadual”.