Classificados com rodadas de antecedência para os Octogonais Finais dos Estaduais Sub-20, Sub-17 e Sub-15, os times das categorias de base do Coimbra vivem um momento de ouro sob a coordenação do FC Porto desde o início da temporada.
A chegada de novos profissionais brasileiros juntamente com o coordenador português Inácio Soares trouxeram sangue novo e uma metodologia diferente ao dia a dia do agora Covil do Dragão, novo nome do Centro de Treinamentos do Grande Time de Contagem.
O resultado disso se viu dentro do campo: na primeira fase do Sub-20, classificou-se em segundo lugar geral, perdendo a liderança apenas no saldo de gols para o Cruzeiro. Destaque para a goleada por 4 a 1 feita em partida disputada contra o Atlético-MG, em Contagem.
Já na fase classificatória do Estadual Sub-17/Sub-15, que tem classificação conjunta, terminou em quarto lugar, atrás somente do trio da capital: Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro. E o Sub-15 fez história: bateu o Atlético-MG por 7 a 1, em Contagem. Esta foi a maior goleada sofrida pelo time de BH nas suas categorias de base desde a sua fundação. O Cruzeiro também sucumbiu ao talento da equipe infantil ao perder, dentro de casa, por 3 a 1.

O bom trabalho realizado em tão pouco tempo já chama a atenção do corpo diretivo do FC Porto e, no mês que vem, alguns atletas selecionados viajarão para Portugal e participarão do programa de monitoramento dos Dragões.
“Buscamos implementar os princípios e a filosofia de jogo do FC Porto, mas ao mesmo tempo fazemos questão de manter e estimular aquilo que o jogador e o futebol brasileiro têm de especial: a criatividade, a técnica e a alegria em campo. Esse equilíbrio é essencial para formarmos atletas completos e preparados para os desafios futuro”, afirma Inácio Soares, responsável pelo acordo de cooperação técnica entre o FC Porto e Coimbra Sports.
“Chegamos ao Clube e encontramos uma ótima estrutura, bons profissionais nas comissões técnicas, mas precisávamos mudar o perfil dos nossos jogadores. Por meio da nossa captação conseguimos encontrar atletas que aliassem não só qualidade, mas também força e técnica. E uma vez integrados, começamos a trabalhar a cultura da vitória dentro deles. Tudo isso alinhado à filosofia do FC Porto”, conclui o gerente de futebol do Coimbra FC Porto, o brasileiro Sandro Queiroz.