O Grande Time de Contagem fez 46 pontos e ficou atrás somente de Cruzeiro e Atlético-MG na tabela de classificação
Sob a batuta do técnico Eduardo Abdo, contratado no início do ano, a categoria Sub-20 do Coimbra Sports terminou a fase classificatória do Campeonato Mineiro no último sábado, (01º/10), com a melhor campanha da sua história. A terceira colocação, com 77% de aproveitamento, premiou o belo trabalho feito até aqui por atletas e comissão técnica. Em 20 jogos, foram 14 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. O ataque fez 46 gols e a defesa sofreu apenas nove, o que garantiu o feito de menos vazada da competição na primeira fase. Agora, a Águia Metropolitana encara nas quartas de final a equipe do Inter de Minas em dois jogos. O primeiro confronto acontece já no próximo sábado, (08/10), às 15h, em Itaúna. A grande decisão ficará para o domingo, (16/10), às 9h, em Contagem.
“Destacar o trabalho de todo o grupo de jogadores que desde o início do meu trabalho, em março deste ano, comprou a ideia de toda a comissão e assim conseguimos conquistar os nossos objetivos na primeira fase da competição de forma brilhante. Terminamos esta etapa com a defesa menos vazada e com nove vitórias, nos últimos nove jogos. Agora começa o mata-mata, uma nova competição. Jogar com o Inter de Minas sempre é muito difícil, eles têm um bom time, uma boa estrutura, mas temos os nossos objetivos e estamos bem focados. Não vamos mudar a nossa maneira de jogar e vamos em busca da classificação para as semifinais, que pode nos dar a tão sonhada vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano que vem”, afirma o treinador do Coimbra.
Um dos destaques do Estadual Sub-20, o meio-campista e capitão Jorginho, de 20 anos, que apesar de jogar de volante já tem sete gols na competição, três deles marcados contra Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro, aponta uma característica importante do seu futebol. “O volante moderno tem que preencher os espaços no campo e o diferencial é sempre estar pisando na área para tentar os gols. Não só eu como toda a equipe vem tendo a felicidade de jogar bem as partidas e acredito que não vai ser diferente nas quartas de final. Nosso time está muito concentrado, treinando muito bem e vamos tentar de tudo para vencer os dois jogos”. Além do talento com a bola, o técnico Eduardo Abdo destaca a força mental do atleta e seu espírito de liderança: “Jorginho é um grande jogador, com muita intensidade e qualidade, além de ter uma mentalidade além do comum para atletas da sua idade. Tem muita dedicação e concentração, o que ajuda o grupo a ficar ainda mais forte”.
Com a defesa menos vazada da competição é comum os elogios aos zagueiros, laterais e goleiros, mas o treinador Eduardo Abdo aponta qual é até aqui o grande diferencial da sua equipe: “Nosso trabalho de defesa começa lá na frente com os nossos atacantes. O grupo todo tem como missão fechar os espaços para que a bola chegue o mínimo possível na nossa meta. É um trabalho multidisciplinar, de defesa, meio de campo e ataque. E quando a bola está chegando ao gol estamos tendo a felicidade de nossos defensores e goleiros estarem muito bem”, afirma. Falando em goleiro, o arqueiro Gabriel Parra, de 19 anos, titular em 19 dos 20 jogos do Coimbra na competição, já defendeu duas cobranças de pênalti na primeira fase que garantiram pontos importantes ao time – uma na vitória por 1 a 0 diante do Boston City, em Contagem, e a outra na vitória por 3 a 2, em cima do Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ele concorda com a opinião do comandante coimbrano e afirma que os poucos gols levados pelo time é fruto de um trabalho conjunto: “Acredito que este feito é de todo o grupo. Muito importante a comunicação que temos entre defesa, meio e ataque, todo mundo ali dando a vida para que a bola não chegue ao gol e, quando chega, tenho sido feliz ali nos lances, graças a Deus”.