Evento contou com a participação de José Tavares, diretor de Formação do clube europeu
Acelerar e desenvolver a evolução técnica, física, mental e social por meio de um trabalho integrado e multidisciplinar, garantindo que o atleta tenha as melhores condições para atingir o mais alto nível de rendimento. Esse é o objetivo do programa Elite Dragons, desenvolvido pelo Coimbra FC Porto e que será aplicado a dez atletas das categorias de base do Grande Time de Contagem selecionados pelo seus desempenhos. São eles: do Sub-14, o atacante João Pedro, o zagueiro Pedro Rocha, o meia Guilherme de Castro e o lateral-esquerdo Abner Benjamim; do Sub-15, os meio-campistas Raphael Campos e Vinicinho e os atacantes José Cardoso e Miguel Leal; do Sub-17, o meia Ryan Gobbi e o zagueiro Riquelme.
O diretor de Formação do FC Porto, José Tavares, veio até o Brasil para prestigiar o lançamento do Elite Dragons e destacou que a dedicação diária de cada um dos atletas com as suas carreiras foi o que os levou até o programa de elite e também será o diferencial para que cheguem ao FC Porto futuramente.

“Queremos o melhor para os atletas selecionados e esperamos que, no futuro, mais atletas sejam convocados. E para isso precisamos que eles deem o melhor deles todos os dias, em todos os treinamentos e jogos. Isto é inegociável. Precisamos de muita dedicação e daremos todas as condições para isso com um acompanhamento quase que diário do FC Porto”, explica Tavares.
“Temos uma alegria muito grande de fazer o lançamento deste programa com a presença ilustre do Mister José Tavares do FC Porto, um dos maiores clubes de futebol do mundo. Estes são os primeiros convocados e esperamos que outros também cheguem a este patamar. No Elite Dragons vamos aprimorar ainda mais as competências de cada um dos atletas”, disse Ricardo Guimarães, representante do Coimbra Sports.
Léo Franchi, CEO do Coimbra FC Porto, reforçou a necessidade de os atletas provarem todos os dias que fazem por merecer estarem no Elite Dragons.

“Os dez atletas selecionados estão aqui pelos méritos deles, pelo desempenho e bom trabalho realizado até aqui. Mas este programa é orgânico. Eles estão aqui hoje, mas precisam fazer por merecer. Apostamos muito nesses primeiros dez atletas selecionados e esperamos que outros também cheguem ao nível de quem está aqui”.
Visita de José Tavares ao Covil do Dragão
Tavares teve a oportunidade de conhecer o Covil do Dragão – CT do Coimbra Sports na Região Metropolitana de Belo Horizonte – e acompanhou treinos, jogos-treino, partidas oficiais e a seletiva que o Grande Time de Contagem realizou em parceria com a Associação Coimbra no último mês, em busca de novos atletas.

“O Covil do Dragão é um local especial no Brasil. Tem uma energia própria. Tem muita natureza, tem floresta, tem água e tem talento. Queremos que esse talento se desenvolva com cultura e mentalidade certas e que isso gere frutos tanto dentro de campo como fora dele. Que sejam formados jogadores e também homens. Queremos também que muitos atletas saiam de lá para o FC Porto: seja para monitoramento, análises e até contratados. Foi ótimo ver todos os jogos, treinos e jogadores”, disse.

“Ver na seletiva mais de 300 jovens inscritos participando foi um sinal do reconhecimento e do compromisso do Coimbra FC Porto em Minas Gerais”, finalizou o diretor português.
Três atletas do Elite Dragons no Porto

Ryan Gobbi, de 17 anos, Riquelme, de 16, e Raphael Campos, de 15, embarcaram para o Porto, no início de outubro, para um período de treinamentos junto aos elencos de base dos Dragões. O programa de monitoramento do FC Porto visa acompanhar a evolução dos atletas até chegarem a sua maioridade. Esta já é a segunda passagem de Gobbi pelo programa, enquanto Riquelme e Raphael foram pela primeira vez.