Desde janeiro de 2022, o Coimbra Sports e o Benfica, um dos maiores clubes do futebol mundial, têm um acordo de parceria técnica para a formação de jovens atletas no Brasil. Com duração inicial de sete anos, o acordo mantém a presença de uma comissão técnica portuguesa fixa em Contagem, que trabalha em conjunto com todo o staff da Águia Metropolitana, no Centro de Treinamento Flávio Pentagna Guimarães, com as categorias Sub-17 e Sub-15.
“A oportunidade de ter uma parceria com o Benfica, para nós, é muito importante e relevante. É um clube com expressão mundial e com sucesso na gestão do futebol profissional. E é um clube que investe, e bem, na formação de jovens talentos que se preparam para o futebol. O Benfica tem uma metodologia única, que se diferencia. Ter acesso a essa metodologia é útil, principalmente para ser usada no Brasil, país reconhecido como um seleiro de talentos”, disse Ricardo Guimarães, diretor do Coimbra, em solenidade de assinatura do termo de parceria em Lisboa, em dezembro de 2021. “Não só formar jogadores, mas, sim, atletas e homens. Vê-los ter sucesso, jogar, brilhar e, quem sabe, vestir a camisa do Benfica, ou de outros grandes clubes, são os nossos objetivos. Queremos formar muitos jogadores para o futuro”, concluiu.
“Vai ao encontro do que é o nosso projeto internacional, com parcerias em vários países e com clubes onde possa haver talento. Neste caso é a abertura de uma porta importante no Brasil, país onde há muito talento”, salientou Rui Costa, presidente do Benfica, no mesmo evento. “O que vamos fazer é auxiliar o crescimento de formação do Coimbra Sports, estar perto de jovens talentos, desenvolvê-los e poder futuramente aproveitar algum destes talentos no nosso clube”, completou.